PSICOTERAPIA INDIVIDUAL, DE CASAL E FAMILIAR

Crianças, Adolescentes e Adultos

Terei muito prazer em receber você, algum membro da sua família ou sua família como um todo no meu espaço físico e no meu coração quando quiser vir empreender comigo sua jornada de autoconhecimento.

Posso ajudar?

Atendimentos para crianças, adolescentes e adultos

Terapia Individual

A Psicoterapia Individual é a modalidade mais comum de psicoterapia e é caracterizada pelo atendimento do indivíduo sozinho com o terapeuta numa sessão terapêutica. Embora normalmente seja buscada com a finalidade de superar dificuldades emocionais, comportamentais ou cognitivas, como por exemplo, crise no casamento, dificuldades em tomar decisões, traumas emocionais, dificuldades em lidar com pessoas, medo de falar em público, explosões de raiva, timidez, fobias, compulsão por comida, bebida ou drogas, pensamentos depressivos ou de morte, ansiedade, etc., a psicoterapia pode ser um espaço de cuidado e autoconhecimento e é indicada para todas as pessoas que desejam trabalhar questões subjetivas internalizadas objetivando uma ampliação do autoconhecimento e do repertório de ações.

Terapia de Casal

A Terapia de Casal é indicada para trabalhar a relação do casal e é normalmente buscada quando o casal que se encontra num impasse em determinadas questões, como por exemplo a revelação de um segredo, traição, doença de um dos dois, discordância nas finanças, nascimento de um filho, discordância na criação dos filhos, etc. O casamento, visto como qualquer relação que se proponha ser estável, é uma vida à dois e não um sonho, um conto de fadas. Em terapia, se faz um trabalho de luto do que o casamento não é. Quando um dos membros do casal não aceita a realidade, começam a surgir as repetições e situações inacabadas, que devem ser revistas e trabalhadas em prol da saúde do casal. A Psicoterapia de Casal objetiva auxiliar o casal a encontrar a melhor forma de funcionamento conjugal para eles, através da consciência de suas potencialidades e suas fraquezas e a mudança daquilo que não está funcionando.

Terapia Familiar

Hoje estamos diante de uma gama de modelos de família, como a homo afetiva, a monoparental, a recasada ou reconstituída, além da família tradicional com um pai, uma mãe e os filhos. A família é muito mais que laços consanguíneos, a família é um grupo que se constituiu história. A questão é: quando a família deve buscar auxílio externo de uma psicoterapia? Bem, a família vai sentir essa necessidade quando percebem que a comunicação está pobre e deficiente, quando faltam recursos para a família lidar com algumas questões, quando surgem sintomas em um ou mais membro da família, que afeta a todos, entre outros sintomas. Na psicoterapia familiar o olhar é para a família como um todo. O terapeuta busca entender qual a forma de comunicação na família, em que aspectos ela funciona bem, onde ela flui e onde o contato é possível. E começa a trabalhar a partir desse ponto, da parte saudável que todas as famílias têm

Terapia de Grupo

O grupo é potencializador do nosso crescimento. Somos seres de relação e, como dizia Moreno adoecemos e nos curamos na relação.
Participar de um grupo terapêutico é ter a oportunidade de trabalhar a forma de relacionar-se dentro de um ambiente protegido. No grupo, uma questão trazida por um membro, normalmente, é questão de vários e, mesmo para aqueles que tinham aquilo como resolvido em sua cabeça, uma questão levantada por alguém sempre vai abrir novas questões para todos.

Grupo de Consciência Corporal

Somos seres físico-psico-espirituais-sociais e devemos cuidar da nossa existência e saúde como um todo. A maioria das psicoterapias priorizam o psicológico, porém considerar o processo corporal, como a postura, as sensações e a experiência corporal que acompanha o trabalho terapêutico com as emoções e sentimentos enriquece muito o processo psicoterápico. Na terapia temos várias formas de incluir o corpo no trabalho terapêutico, mas todos têm o objetivo de alcançar uma ampliação da consciência corporal e, assim, auxiliar o cliente incluir o corpo na sua base identitária. A tarefa do terapeuta é ajudar o cliente a mudar estruturas corporais rígidas ou automáticas em processos organísmicos ativos e facilitar a integração de partes do si mesmo negadas. O terapeuta busca formas que auxiliem o cliente experimente seu corpo de forma mais plena e defina o sentido que essa experiência tem para ele. Consciência corporal é o reconhecimento do corpo e daquilo que nele se passa. O trabalho de consciência corporal busca resgatar essa sabedoria através da escuta corporal a partir de exercícios específicos de respiração e movimentos corporais.

Grupo de Biodança

A Biodança é uma metodologia de trabalho em grupo criada pelo chileno Rolando Toro. Tem como base o Princípio Biocêntrico e como objetivo trabalhar três níveis de vinculação: consigo mesmo, com o outro e com o todo. O tripé da Biodança é a música, o movimento e a consigna. Esses três elementos quando combinados auxiliam na vivência, que é pessoal e única.A Biodança é um sistema de integração humana, de renovação orgânica, de reeducação afetiva e de reaprendizagem das funções originais da vida. Propõe restaurar o ser humano o vínculo original com a espécie como totalidade biológica, e como universos como totalidade cósmica. Propõe a procura de um novo modo de viver, despertando nossa sensibilidade adormecida. Através da Biodança trabalhamos nossa vitalidade, criatividade, afetividade, sexualidade e transcendência. A vitalidade está relacionada com a saúde, ímpeto vital e alegria de viver. A criatividade com a inovação, construção e imaginação. A afetividade está relacionada com o amor, amizade, altruísmo e empatia. A sexualidade com o prazer sexual, reprodução e vínculo sexual. Finalmente, a transcendia está relacionada à ligação com a natureza e o sentimento de pertencer ao universo.

Escolha o que você quer fazer.

Entre em contato.

Quer marcar uma consulta?

Se você tem alguma dúvida sobre o processo psicoterápico, entre em contato!

Enviar uma mensagem
Olá, posso ajudar?