Meditação

Hoje vivemos uma cultura “fast food”. Tudo é muito rápido e não temos tempo de saborear o que vivemos. Passamos de uma coisa a outra sem nos fixar em nada e sem tempo de absorver e significar a experiência. Na verdade passamos pela experiência sem vivencia-la plenamente.

E porque isso acontece? E qual a consequência disso para nós, para nossa vida?

Isso acontece porque não estamos totalmente presentes no presente. Estamos pensando, remoendo, refazendo o passado mentalmente ou estamos no futuro, programando, sonhando com algo que queremos, ou então, pior, estamos no medo de algo que não queremos que aconteça.

Para experimentar precisamos estar no presente e isso nós fazemos acalmando a nossa mente, abrindo um espaço para que ela absorva a experiência do presente e assim forme novas conexões mentais. E assim nos renovamos a cada dia. Muitas pessoas estão tão presas ao passado que não conseguem absorver nada novo. Significam suas experiências com base em experiências passadas, fortalecendo um padrão de sensações e sentimentos que vão ficando cada vez mais fortes. Em termos cerebrais isso significa que ativamos sempre o mesmo conjunto de neurônios, fortalecendo uma trilha neurológica que nem sempre nos é favorável. Por exemplo, quando temos uma trilha neurológica que ativa o medo muito fortalecida, vamos estar sentindo medo em situações que não oferece perigo e isso vai comprometer nossa experiência porque sua significação será condicionada pelo medo.

O grande impacto que isso tem na nossa vida é que passamos a vida repetindo alguns padrões sem conseguir mudar alguns aspectos que não gostamos em nós mesmos, que nos prejudica, nos impede de ter a vida que gostaríamos de ter. E como podemos mudar isso? Não repetir mais esses padrões? A primeira coisa é abrir espaço na nossa mente, no nosso coração e no nosso corpo para viver novas experiências, para expermentar o novo. Para fazer isso precisamos trabalhar mente e corpo de forma consciente e sistemática. Não apenas um dia, é preciso tempo e método para ensinar seu sistema nervoso responder de forma diferente, nova. Podemos começar treinando ficar com o corpo imóvel e tentando silenciar, acalmar a nossa mente. Nossa mente não vai silenciar, parar de pensar, mas pode acalmar e nós podemos nos tornar conscientes dos pensamentos. Isso é meditação, que é usada há mais de 5 mil anos pelos buscadores de autoconhecimento, como monjes budistas, padres do deserto, etc.

Meditação de 5 minutos.

Intencione estar aqui, dentro do seu corpo. Sente-se com a coluna reta, pode ser numa cadeira com os pés no chão, relaxe o corpo sem perder a postura das costas retas e alongadas. O esforço é mínimo, sópara manter a postura. Feche os olhos, relaxe os braços, as mãos podem estar relaxadas sobre as pernas ou a direita sobre a esquerda com as palmas viradas para cima. Relaxe ombros, rosto e leve sua atenção para a respiração. Inspire e expire pelo nariz profunda e demoradamente, a respiração é abdominal, você vai sentir um extender e contrair da barriga quando o ar entra e sai, respectivamente. Continue respirando nesta posição durante 5 minutos, com atenção na entrada e saída do ar. Passados os 5 minutos, abra seus olhos, comece mexendo mãos e pés e sinta qual o movimento que seu corpo está pedindo neste momento. Mova-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar uma mensagem
Olá, posso ajudar?