Biodança

A Biodança é uma metodologia de trabalho em grupo criada pelo chileno Rolando Toro. Tem como base o Princípio Biocêntrico e como objetivo trabalhar três níveis de vinculação: consigo mesmo, com o outro e com o todo. O tripé da Biodança é a música, o movimento e a consigna. Esses três elementos quando combinados auxiliam na vivência, que é pessoal e única.

A música na Biodança tem a função de induzir movimentos e vivências integradoras. Tem grande efeito terapêutico nas pessoas, estimula a função imunológica, altera a percepção espacial, altera a percepção do tempo, fortalece a memória e o aprendizado.

O movimento é a propriedade mais primitiva e geral da vida. Ele nos leva ao ímpeto vital e à autonomia. Quando nos movemos temos a expressão mais genuína da vida acontecendo em nós, na forma de gesto ou dança.

A vivência é o instante vivido aqui e agora, que é deflagrada em alguns momentos de nossas vidas. É extremamente profunda e ao mesmo tempo sutil. A vivência é atemporal, inefável, tranquila e regeneradora. Ela surge da nossa intensa presentificação e percepção do momento presente.

A Biodança é um sistema de integração humana, de renovação orgânica, de reeducação afetiva e de reaprendizagem das funções originais da vida. Propõe restaurar o ser humano o vínculo original com a espécie como totalidade biológica, e como universos como totalidade cósmica. Propõe a procura de um novo modo de viver, despertando nossa sensibilidade adormecida.

Através da Biodança trabalhamos nossa vitalidade, criatividade, afetividade, sexualidade e transcendência. A vitalidade está relacionada com a saúde, ímpeto vital e alegria de viver. A criatividade com a inovação, construção e imaginação. A afetividade está relacionada com o amor, amizade, altruísmo e empatia. A sexualidade com o prazer sexual, reprodução e vínculo sexual. Finalmente, a transcendia está relacionada à ligação com a natureza e o sentimento de pertencer ao universo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar uma mensagem
Olá, posso ajudar?